terça-feira, 6 de julho de 2010

Lã: o charme do inverno



Por Marlon Ortiz


Lã: o charme do inverno

                Com a chegada do inverno, uma amiga da estação volta a ser o centro das atenções do mundo da moda: a lã.
                É claro que a lã de hoje já não é como a que nossas avós usavam para tricotar blusões, a lã das ovelhas é, aos poucos, substituída por materiais sintéticos, principalmente na fabricação das lãs antialérgicas.
                Assim como a lã muda, seus usos também mudam, os blusões e casacões, embora ainda sejam fabricados, cedem lugar a mantas, boleros e polainas, que vem para tomar conta do mercado no inverno.
                As cores e modelos são de incontáveis variedades: pompom, pomponzinho, com brilho, sem brilho, cor única, mescla, e por aí vai... As cores mais buscadas, no entanto, são as neutras, já que ficam bem com qualquer roupa.
                “Agora é época que lã em novelo não há o que chegue!”, relata Terezinha Socoloski, proprietária da Loja Rilu, uma das maiores na venda de lãs, e que, inclusive, oferece cursos de tricô.
                O sucesso da estação fica por conta dos pompons e pomponzinhos, em seus mais variados matizes, formas e destinos, vai do pescoço até às mesas, de casacos a cortinas. Além peças de vários usos.
                Contrastando com os tons neutros que são buscados incessantemente nas lojas, esse ano temos o verde e o amarelo, embora a seleção brasileira já tenha sido eliminada, o patriotismo é sempre bem-vindo.
                Para quem não quer sofrer com as baixas temperaturas do inverno rio-grandense, mas também não abre mão da beleza em suas roupas, as peças em lã unem o útil ao muito agradável.