quinta-feira, 8 de julho de 2010

Gripe e resfriado: quando é um e quando é outro?



Por Camila Schmitt 

Gripe e resfriado: quando é um e quando é outro? 
Tosse, dores no corpo e na cabeça, febre, mal estar, falta de apetite... Sintomas de gripe ou resfriado? Confira aqui as principais diferenças entre a gripe e o resfriado. Os vilões das baixas temperaturas! 



RESFRIADO 

É uma infecção branda das vias aéreas. Pode ser causado por vários tipos de vírus, sendo o Rinovírus o mais comum. É extremamente contagioso e a transmissão é feita através da tosse ou espirro e pelo contato com mãos infectadas.

Os sintomas surgem de 24h às 72h após o transmissão do vírus. Costumam durar de cinco a sete dias, porém em 25% dos casos, os sintomas persistem por até duas semanas. A maioria das pessoas apresenta de três a cinco quadros de resfriado por ano.

Os sintomas mais comuns são a rinite, tosse e espirros. Pode ocorrer dor de garganta de curta duração, nos primeiros dias. A tosse seca pode durar até semanas depois do fim dos sintomas. 

O resfriado é contagioso durante apenas os três primeiros dias de sintomas. 

GRIPE 

A gripe é causada pelo vírus Influenza. Apresenta um quadro clínico mais rico que o resfriado, com febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar, perda do apetite, dor de garganta e tosse. Na gripe, os sintomas costumam aparecer subitamente, ao contrário do resfriado, quando eles surgem gradualmente. A tosse e a febre são sintomas precoces.

O modo de transmissão é igual ao do resfriado. O tempo de doença costuma ser de até duas semanas. O tempo em que o paciente mantém-se contagioso dura até sete dias ou 24h após a resolução da febre. Tanto a gripe comum, quanto a gripe A, apresentam quadro clínico e taxas de complicação semelhantes, sendo difícil a sua distinção sem exames laboratoriais. 

Os sinais de gravidade da gripe são: 

- Dificuldade respiratória 
- Dor torácica ao respirar 
- Pressão baixa 
- Alterações da consciência 
- Desorientação 
- Vômitos persistentes 

Para se prevenir da gripe deve-se: 

- Evitar contato próximo com pessoas contaminas (pelo menos 2 metros). 
- Evitar contato direto das mãos com olhos e boca sem antes as ter lavado. 
- Lavar as mãos frequentemente. 
- Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas.